Encontros da Família Mezzomo

A história da Família Mezzomo no Brasil tem seu início nos anos de 1882.
Vários grupos, provenientes da Província de Belluno - Itália, inicialmente desembarcaram no Rio Grande Do Sul e no Espírito Santo.
Muitos anos se passaram e os membros dos grupos espalharam-se pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e foram migrando para outros estados.

No dia 25 de maio de 1986 um desses grupos, liderado por Alvise Mezzomo, irmão do Pe. Eugênio Mezzomo e de Girolamo Mezzomo, bisnetos de Domenico Mezzomo, promoveram um encontro para comemorar o centenário da imigração. O encontro ocorreu na cidade de Caxias na capela de São Martinho. Foi uma magnífica oportunidade de congraçamento em que membros de ambos os grupos citados.
Convidados os Mezzomo de Coronel Vivida e cidades vizinhas compareceram à festa/encontro.
Tendo em vista que até aquela data não se havia identificado vínculo entre aquele grupo e o nosso, surgiu a idéia de se pesquisar a genealogia dos nossos antepassados.
O mais entusiasmado dos nossos foi o Pe. Augusto Antonio Mezzomo, padre camiliano, que esteve também presente nesse encontro. Intimou logo a Teresinha, sua irmã a partir para o trabalho.
Foram anos de trabalho que resultaram em duas edições referentes à história e genealogia dos Mezzomo, que por fim permitiram concluir que o grupo identificado por Alvise Mezzomo, tem sim, vinculação com o nosso, portanto somos mesmo uma única grande família Mezzomo. (farinha do mesmo saco, como diz a Teresinha).

I ENCONTRO – CORONEL VIVIDA, PR – 1993

A partir desta pesquisa, o primeiro livro dos descendentes de Luigi Domenico e Tecla Till foi lançado. Em 1993 na Cidade de Coronel Vivida – PR reuniram-se mais de 500 parentes provenientes dos Estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Acre Rondônia e outros. Este foi, juntamente com o lançamento do Livro, o I Encontro da Família Mezzomo coordenado pelos descendentes de Fioravante e Dosolina Mezzomo, residentes nesta cidade.

II ENCONTRO - PARAÍ, RS - 1997

O Segundo Encontro foi realizado em PARAI, RS, em outubro de 1997. Um sucesso extraordinário. Mais de 1000 participantes vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Acre Rondônia, Mato Grosso, e outros. A organização daquele encontro ficou a cargo dos parentes residentes naquela cidade sob a coordenação competente e animada de Silvio e Clotilde Bregalda.
O sucesso desse encontro e a localização de Paraí, berço de vários dos filhos de Luigi e Tecla Mezzomo, e próxima à residencia da maioria dos parentes até então identificados, motivou a programação do próximo encontro.

III ENCONTRO – PARAÍ, RS – 1999

O terceiro encontro foi também realizado em Paraí. Ocorreu no ano de 1999, Igualmente bem organizado, pela mesma competente e entusiasta equipe. Contou com participação de aproximadamente 800 pessoas.

IV ENCONTRO – FRANCISCO BELTRÃO, PR – 2003

Em 2003 o quarto Encontro foi promovido em Francisco Beltrão – PR, pelos parentes e familiares residentes na cidade. A coordenação ficou a cargo de Augusto e Maria Mezzomo, seus filhos e genros. A participação foi de 400 pessoas, aproximadamente.

V ENCONTRO – SÃO MIGUEL D’OESTE, SC – 2005

O quinto encontro deu-se no ano de 2005 na cidade de São Miguel d’Oeste – SC. Foi um dos maiores, sob o comando de Lauri e Marina Schoenherr e seus filhos Tiago e Talita.

VI ENCONTRO – ITÁLIA – 2006

No ano de 2006, ocorreu o sexto encontro, este na Itália a convite de Antonio Mezzomo, parente nosso naquele país.
Desse encontro participou uma comitiva representante de 10 familiares: Angelo, Augusto, Pedro, Teresinha, suas filhas Fabiane, Fabiola e Tatiane, seu neto Frederico, Cesar Augusto e Camila Mezzomo, Foi uma ocasião especialíssima de congraçamento ítalo-brasileira da geração Mezzomo.
Fomos acolhidos regiamente, muito calor humano, emoção da maioria por pisarem pela primeira vez o solo dos nossos antepassados e pelo abraço de parentes distantes e desconhecidos.
Todas a despesas de viagem e estadia foram patrocinadas pelo Engenheiro Antonio Mezzomo. Iniciava-se uma nova fase da história de nossa família.
Estreitaram-se os laços entre Mezzomo/Brasil e Mezzomo/Itália. Em retribuição à magnanimidade do Eng. Antonio, Angelo Mezzomo, filho de Fioravante e Dozolina, ao despedir-se dos parentes italianos convidou-os a visitarem o Brasil, dispondo-se a patrocinar todos os custos de quantos quisessem vir. Disso resultou a primeira participação de Mezzomos da Itália em Encontro no Brasil, o que ocorreria no ano seguinte em Cruzeiro do Iguaçu – PR.

VII ENCONTRO – CRUZEIRO DO IGUAÇU, PR – 2007

Para o sétimo encontro em Cruzeiro do Iguaçu no ano de 2007 foram convidados e compareceram os parentes provenientes da Itália, que haviam recepcionado os Mezzomo do Brasil em 2006.
Foi uma grande festa de estreitamento dos laços ítalo-brasileiros de Mezzomos de ambos os países.
A coordenação de Dilmar Turmina e Cledemir Mezzomo e famílias proporcionou excelentes condições para o evento que realizou-se junto à praia artificial do Rio Iguaçu no Município. A missa de ação de graças foi realizada na Igreja Matriz da cidade em que participaram Pe. Augusto e Pe. Eugênio Mezzomo.
Na ocasião a comitiva italiana capitaneada pelo Engenheiro Antonio Mezzomo, brindou-nos com lembranças e mimos da Itália. Nesse encontro participaram 22 familiares Mezzomo vindos da Itália e mais de 400 do Brasil.

VIII ENCONTRO – SÃO MIGUEL D’OESTE, SC – 2009

Já o oitavo Encontro, em 2009, por solicitação e grande disponibilidade de Lauri e Marina Schener, foi novamente realizado em São Miguel do Oeste SC. Mais uma vez aquele casal e seus filhos demonstraram extraordinária competência, criatividade e organização.
Diversas inovações deram um tom especial ao evento: palestra sobre família com renomado palestrante Alvaro Loro, e apresentações de alunos da APAE. Registrou-se ali, mais um capítulo da história da nossa família.

IX ENCONTRO – IBIRAIARAS, RS – 2011

Ibiraiaras RS, promoveu o nono encontro em 2011. A liderança de Adair Mezzomo, irmãos e familiares daquela cidade proporcionaram a todos nós muita alegria conforto e bem estar.
Neste encontro esteve participando Dom Gironimo Zanandrea como ocorrera anteriormente em Paraí. Também neste encontro celebramos os 50 anos de sacerdócio do Pe. Augusto Mezzomo, nosso grande incentivador e “cobrador” para que os parentes se visitem, “sob pena de cometer pecado e ter que confessar”, conforme sempre repete.
Destaque-se que em todos os encontros houve patrocínio financeiro generoso e fundamental de Angelo Mezzomo ( in memoriam), o qual participou com sua família, de todos os encontros, do primeiro ao nono.

X ENCONTRO – CASCA, RS – 2013

Em 13 de outubro de 2013 realizou-se o Décimo Encontro em Casca RS. A organização foi liderada por Suellen Vedana Mezzomo e familiares que com alegria e entusiasmo elaboraram a programação.
Compareceram ao evento mais de 400 familiares vindos dos estados do Pará, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A programação iniciou-se com missa na Igreja Católica de Casca celebrada pelos padres Frei Mikael Mezzomo, e Pe. Augusto Antonio Mezzomo. A liturgia e cantos ficaram a cargo dos familiares Mezzomo de Ibiraiaras que desempenharam brilhantemente sua função. Nas falas os sacerdotes celebrantes destacaram a importância dos encontros de família e insistiram que os familiares se visitem regularmente como dever fraterno e cristão. Foram citados os Padres Eugênio Mezzomo e Nilson Mezzomo, que, por motivo de saúde não puderam se fazer presentes. Também foi mencionado o bispo emérito de Erechim, membro da Família Mezzomo, que desta vez não pode comparecer por compromissos na Diocese.
Nessa mesma ocasião mentor e responsável pelos encontros delegou ao Frei Mikael Mezzomo, a incumbência de dar prosseguimento à parte religiosa dos encontros.
Ao final da missa foi realizado o lançamento do livro com a biografia de Angelo Mezzomo (in memoriam), laureado e homenageado em vida e pós-morte por sua personalidade, caráter, realizações e meritosa existência. Patrocinador mor de todos os eventos anteriores, grande líder sindical, empresarial e político do município de Coronel Vivida, falecido em junho de 2012.
Também se elegeu na ocasião a Coordenação Nacional de Encontros da Familia Mezzomo, com representantes dos diversos Estados presentes.

XI ENCONTRO – ITAPEMA, SC – 2015

O Décimo primeiro encontro em 15 de outubro de 2015. Este se decinicou como encontro dos Jovens da Família Mezzomo, foi coordenado por Stefani Londero, Belatriz Mezzomo e familiares. A missa foi celebrada na Igreja de Itapema pelos padres Eugênio, Augusto e Mikael Mezzomo, e a confraternização no salão de festas da mesma igreja. Participaram cerca de 400 pessoas. Foi de pleno sucesso.

XII ENCONTRO – TUCURUÍ, PA – 2017

Coordenado por Carlinhos Mezzomo e familias lá residentes o décimo segundo encontro foi realizado em Tucuruí – PA em julho de 2017. A participação foi de mais de 300 familiares de todo o Brasil. A missa foi celebrada pelos Padres Mikael e Augusto Mezzomo e os festejos ocorreram em grande alegria e afetividade As famílias de Tucuruí surpreenderam pela preparação e execução de todo o evento desde a recepção à celebração religiosa, almoço e apresentação de folclore local, como carimbó e músicas regionais animadas pelo Mezzomo (Carlão) e sua filha.

XIII ENCONTRO – CURITIBA, PR – 2019

Ao final do XII encontro, elegeu-se a cidade para realização do próximo encontro, havendo-se proposto a liderar Fabiola Berger. A data foi fixada em 16 de novembro de 2019. 257 pessoas compareceram ao evento, vindas do Brasil, Paraguai, Itália e Suiça.
A missa foi organizada por Pedro Mezzomo, conduzida pelo Frei Mikael Mezzomo e também por Padre Eugênio e Padre Augusto Mezzomo, realizada na Paróquia São José em Santa Felicidade.
Em seguida, todos foram recepcionados no Restaurante Madalosso onde foi servido almoço, prestadas homenagens e realizado o sorteio de brindes aos presentes.

XIV ENCONTRO - SANTA MARIA, RS - 2021

Para o décimo quarto encontro, por aclamação, ficou identificada a cidade de Santa Maria - RS a cargo de Valtuir, Ignez e Maria Helena Mezzomo