No livro “Stato D’Ánime della Parrochia di Santa Giustina” à página 110 verso encontra-se a referência básica do imigrante.
Trata-se de um livro de grande dimensão, manuscrito, com mais de 800 páginas, contendo a relação de nascimentos de paroquianos, de quase um século.
Com autorização do pároco, sentei-me à mesa às 9 horas da manhã, dia 24 de setembro de 1986, comecei procurar Mezzomo no livro.
Chegando à página 100, como eram dados muito antigos, comecei o livro de trás para diante.
Encontrei muitas referências, mas não era o que eu procurava. O vigário veio convidar-me para o almoço, mas gentilmente dispensei pois não dispunha de tempo; o mesmo fiz quando convidou-me para a janta.
Às 21:30 horas finalmente cheguei à página 111 verso onde estava a referência que interessava. Saí às 22:30 horas porque precisava fechar a igreja.
Se tivesse prosseguido direto, pelas 11 horas, teria localizado a “ninhada”. Lá constavam nome de Luigi Domenico Mezzomo, filho de Carlo Mezzomo e neto de Luigi Mezzomo, casado com Maria Giordano, que por sua vez, era filho de Domenico Mezzomo casado com Tommazina Panitz em outubro de 1800.
Lá estavam também as datas de nascimento e o nome dos 6 filhos de Luigi Domenico e Thecla Till, com respectivas datas de nascimento e a observação: “Partiram para a América em 17-03-1882”.